SENTIMENTOS EXPRESSOS POR ESTOMIZADOS DE UM HOSPITAL PÚBLICO DO MUNICIO DE JOÃO PESSOA - PB
Palavras-chave:
Ostomia, Pré-operatório, Assistência de enfermagem.Resumo
O estudo tem como objetivo conhecer o paciente estomizado, caracterizando os tipos e causas da estomia e os seus sentimentos diante dessa nova realidade. Trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa. Foi realizado em um hospital público de João Pessoa-PB, no período de agosto de 2010 a agosto de 2011. A população foi constituída por todos os pacientes submetidos à cirurgia no período do estudo, sendo a amostra composta por 24 pacientes portadores de estoma. Os dados foram analisados através do software Excel possibilitando a estatística descritiva e apresentação dos resultados sob a forma de tabelas.O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Santa Emília de Rodat – FASER, conforme protocolo nº 032/2010. No ano estudado, foram identificados 24 pacientes submetidos à confecção do estoma, sendo 14 (58,3%) do sexo masculino e 10 (41,7%) feminino. Na categoria idade verificou-se: 17 a 20 anos: 02 (8,3%), 31 a 40: 02 (8,3%), 41 a 50: 05 (20,8%), 51 a 60: 05 (20,8%), maiores de 60: 10 (41,8%). Em relação ao tipo de estoma 21 (87,5%) tinha colostomia, 02 (8,3%) ileostomia e 01(4,7%) apresentava estoma bilateral (uma colostomia e uma ileostomia). Verificamos que o estoma causa uma violação a integridade corporal, gerando no ser estomizado fragilidade emocional e psicológica. Frente a esta lacuna enfatiza-se a importância da assistência biopsicossocial ao paciente estomizadoccbcb por Enfermeiros especialistas em estomaterapia que possam assistir ao cliente, do pré-operatório à alta hospitalar.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
SENTIMENTOS EXPRESSOS POR ESTOMIZADOS DE UM HOSPITAL PÚBLICO DO MUNICIO DE JOÃO PESSOA - PB. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2798