ÚLCERA POR COMPRESSÃO EM PACIENTES HOSPITALIZADOS: ANÁLISE DA PREVALÊNCIA, FATORES DE RISCO E LESÕES INSTALADAS
Palavras-chave:
Úlcera por pressão, Prevalência, Fatores de riscoResumo
Objetivou-se verificar a prevalência das úlceras por compressão (UCPs), os fatores de risco, o tempo decorrido para seu desenvolvimento após internação no hospital e as características apresentadas pelas lesões instaladas. Estudo retrospectivo, documental, quantitativo realizado em um hospital público de João Pessoa-PB. A amostra foi composta de 70 prontuários que apresentavam registro de UCP. Os dados foram analisados pela estatística descritiva. Verificou-se prevalência de 5,6% com predominância do gênero masculino (54,3%), maiores de 60 anos (71,4%), internados de 31 a 50 dias (28,6%) e que desenvolveram a lesão logo nos primeiros 15 dias de hospitalização (75,7%). Os Fatores de risco mais presentes foram às doenças de base (90%). Quanto às lesões instaladas (68,6%) na região sacral e calcâneo com (12,8%), classificadas em estágio II (35,7%). Identificaram-se os indivíduos mais susceptíveis ao desenvolvimento das UCPs de forma a subsidiar as ações de cuidado e implantar as medidas preventivas e de tratamento adequadas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ÚLCERA POR COMPRESSÃO EM PACIENTES HOSPITALIZADOS: ANÁLISE DA PREVALÊNCIA, FATORES DE RISCO E LESÕES INSTALADAS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4545