A CONTEXTUALIZAÇÃO DA FAMÍLIA: UM ARTIGO DE REFLEXÃO SOBRE O CUIDADO DE ENFERMAGEM À CRIANÇA
Palavras-chave:
enfermagem pediátrica, família, saúde da criançaResumo
As discussões em torno da valorização da família como elemento ativo do processo saúde-doença no cuidado a criança exigiu do profissional de enfermagem uma mudança de prática no que se refere ao foco da assistência, saindo da doença e partindo para uma abordagem direcionada à criança e ao seu contexto familiar. Sendo assim, trata-se de um artigo de reflexão sobre a família, seu contexto, estrutura e função e a incorporação deste conhecimento na prática de enfermagem, enfatizando o conhecimento, o relacionamento e a comunicação da equipe de enfermagem com esta família. Pontua aspectos como: a família hoje e a valorização desta nos cuidados de enfermagem à criança. Evidencia a necessidade de embasar a prática do enfermeiro com o conhecimento a cerca das estruturas familiares, funções e teorias, favorecendo o entendimento de todas as mudanças ocorridas dentro da família, contribuindo com a humanização da assistência, além de estimular a enfermagem a assumir uma conduta empática, envolvendo acolhimento e co-responsabilização.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).