QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA, EM HEMODIÁLISE: UMA REVISÃO
Palavras-chave:
Quality of Life, Chronic Renal Failure, Hemodialysis, PublicationsResumo
Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratório descritivo com dados prospectivos e abordagem quantitativa, realizada nas bases de dados eletrônicas disponíveis no Banco de Teses e Dissertações da USP, UFRN e Biblioteca Universia, durante os meses de março e abril de 2009. Os descritores utilizados para a coleta de dados foram: "Qualidade de vida"; "Insuficiência renal crônica" e "Hemodiálise". Foram encontrados um total 06 de estudos assim distribuídos: 03 na USP, 01 na UFRN, 02 no Universia. Os trabalhos pesquisados utilizaram-se do estudo descritivo e transversal, ambos com 50,0%, com abordagem quantitativa (100,0%), publicados como dissertação de mestrado (83,3%) e disponíveis na forma completa (100,0%), nos ano de 2006 (50,0%), 100,0% disponíveis em português, e acessados na íntegra. Quanto ao lugar de coleta de dados, a maioria dos estudos foi desenvolvida no Estado de São Paulo, nos municípios de Ribeirão Preto (33,3%) e 66,7% eram da enfermagem. Quanto ao instrumento de coleta de dados mais utilizado para mensuração da QV, identificamos o WHOQOL-Bref isoladamente (50,0%) ou em conjunto com o KDQOL-SFTM (16,7%). Concluimos de primordial importância a continuidade das pesquisas referentes ao tema em questão, uma vez que se diagnosticou uma escassez nos estudos publicados.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).