AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DA PERDA DA FUNÇÃO PERINEAL EM MULHERES NO CLIMATÉRIO
Palavras-chave:
Climatério, Exercícios de Kegel, Qualidade de vida sexualResumo
O climatério é uma fase de transição entre o período reprodutivo para o não reprodutivo marcado por mudanças que envolvem o organismo da mulher. A fisioterapia ginecológica dispõe de alternativas para prevenção e tratamento das alterações ocasionadas no climatério. O objetivo do estudo foi avaliar a influência dos Exercícios de Kegel na perda da função perineal da musculatura do assoalho pélvico em mulheres climatéricas. Foram avaliadas 20 mulheres com idade entre 40 a 76 anos, divididas em dois grupos: Grupo I: praticantes de atividade física e Grupo II: não praticante de atividade física. Ambos os grupos preencheram o questionário Quociente Sexual Feminino (QS-F) relacionado à função sexual feminina e realizaram exercícios de contrações perineais. Cada participante recebeu uma tabela para organizar o número de contrações realizadas semanalmente, totalizando 4 semanas. Observou-se que a maioria das mulheres diminui a freqüência de relações sexuais após a menopausa. A atividade física não interferiu na melhora da função perineal. Tiveram maior resposta fisiológica as mulheres que não praticavam atividade física. Verificou-se que os Exercícios de Kegel e a prática de exercícios físicos influenciam na resposta fisiológica muscular perineal.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).