QUALIDADE DE VIDA EM ADULTOS APÓS PROTETIZAÇÃO ENDOESQUELETICA.
Palavras-chave:
Amputação, Qualidade de vida, Questionário SF-36Resumo
O termo amputação é definido como sendo a retirada, geralmente cirúrgica, total ou parcial de um membro. As amputações de membros inferiores são procedimentos cirúrgicos, nas quais deixam seqüelas irreversíveis. As próteses são utensílios empregados para substituir alguma região perdida ou malformada do nosso organismo. A utilização de uma prótese acaba oferecendo uma imagem corporal normal, ajudando o indivíduo a desenvolver maior confiança e habilidades físicas e melhorando a sua qualidade de vida. Objetivo: Avaliar o perfil da qualidade de vida dos pacientes após protetização endoesquelética da Faculdade Assis Gurgacz –F AG, Cascavel-PR. Metodologia: O presente estudo baseia-se na aplicação do Questionário SF -36 para avaliar a qualidade de vida dos pacientes na pré-protetização e após protetização endoesquelética de membros inferiores. A população foi composta por 30 indivíduos sendo 5 do sexo feminino e 25 do sexo masculino, com idade média entre 30-70 anos. Como critério de inclusão, todos os pacientes tinham que possuir amputação de membros inferiores, podendo ser unilateral ou bilateral e já estar utilizando a prótese endoesquelética por no mínimo três meses. Resultados: Através dos valores (p=0,05), pode-se verificar que houve melhora na qualidade de vida após protetização endoesquelética nos domínios: capacidade funcional, limitação, dor, saúde, vitalidade, aspectos sociais, aspectos emocionais e saúde mental referentes ao questionário adaptado SF-36. Conclusão: Deve-se considerar a amputação não como o fim de alguma coisa ou simplesmente a perda de um membro que conseqüentemente irá gerar incapacidades, mas sim devemos considerá-la como o princípio de uma nova fase, pois se de um lado houve a perda de um segmento e a alteração da imagem corporal, do outro eliminou-se o perigo da perda da vida ou deu alívio a sofrimentos intoleráveis, tornando ainda possível maior liberdade de ação.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).