VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave:
Educação Física, Estágio, Formação de ProfessorResumo
A dissociação entre o ensino (teoria) e a prática (vivência no estágio e posteriormente na atuação profissional), é constatado a partir de qualquer enfoque ideológico assumido de acordo com Piconez (1991). No entanto, torna-se importante ressaltar que tal visão dependerá de como o desenvolvimento dos estágios estão sendo organizados no âmbito escolar, bem como, dentro da disciplina ministrada para esse fim, na formação inicial. Objetivou-se, nesse estudo refletir sobre a associação da teoria e prática durante o período da realização do estágio supervisionado, bem como, sua contribuição para a formação do professor de educação física. Para tanto, como procedimento metodológicos perfizeram-se em três momentos e espaços que serviram de base para a construção do conhecimento sobre a teoria e prática na formação do professor de educação física: observação e regência na escola; leituras complementares: referenciais teóricos; participação de discussões no fórum do TelEduc sobre as vivências, experiências no estagio, bem como dos referenciais teóricos pesquisados. Os resultados adquiridos por meio dos relatos foram apresentados em tabelas, como pode ser visualizado no artigo completo, sendo que em sua discussão buscou-se traçar considerações sobre as experiências adquiridas através da a observação, da intervenção e da regência durante a realização do Estágio Supervisionado em Educação Física em escolas públicas envolvendo alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. Acredita-se que a problematização da vivência do estágio desenvolvida coletivamente pelas disciplinas que compõe o curso de licenciatura, desde que articuladas podem assegurar e favorecer para sistematização coletiva de novos conhecimentos e preparar o futuro professor para compreender, aprender a propor e organizar-se no sentido de por em prática sua aprendizagem com vista o favorecimento de possível transformação.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).