COMPARAÇÃO DA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS DE DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS
Palavras-chave:
Coordenação, Crianças, Habilidades MotorasResumo
O objetivo do presente estudo foi comparar a coordenação motora de crianças de diferentes faixas etárias. A amostra foi composta por 56 crianças de ambos os sexos, com idade entre 9 e 12 anos (X=10,5 + 1,1), sendo utilizado o teste KTK (Körperkoordination Test für Kinder) como instrumento para avaliar a coordenação motora dos indivíduos. O teste consistiu de quatro tarefas. A Trave de equilíbrio que avalia a estabilidade do equilíbrio em marcha à retaguarda; o salto mono pedal que verifica a coordenação de membros inferiores, energia dinâmica/força; o salto lateral analisa a velocidade em saltos alternados e a transferência sobre plataforma que verifica a lateralidade e estruturação espaço-temporal. As medidas foram apresentadas através do desempenho ao qual foi atribuído escore na forma de somatório das quatro tarefas. Na análise do desempenho, o grupo de crianças de nove anos apresentou melhor resultado seguido pelos grupos de onze e dez anos e finalmente pelo grupo de doze anos de idade. Todavia, a análise estatística utilizando o teste de KRUSKAL-WALLIS não encontrou diferença significativa entre os grupos. O presente resultado pode estar relacionado à experiência anteriores dos indivíduos ou a uma dificuldade do teste de detectar diferença entre os grupos.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).