PERFIL DE FUNCIONÁRIOS DA UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA – CABO FRIO NA IMPLANTAÇÃO DA GINASTICA LABORAL – PROJETO QUALI-UVA
Palavras-chave:
ginástica laboral, saúde e qualidade de vidaResumo
O presente estudo teve como objetivo traçar o perfil dos funcionários da Universidade Veiga de Almeida em Cabo Frio –RJ, objetivando implantar o projeto Quali-UVA, projeto este de ginástica laboral do tipo compensatória ou de pausa visando a melhora da saúde e qualidade de vida destes funcionários. Foi elaborado um questionário fechado com perguntas referentes o que sentem fisicamente e psicologicamente durante e após a jornada de trabalho. Foi verificado que 75% apresentaram estresse de ordem emocional e 60% de estresse físico, 76% relataram desconforto na coluna vertebral, 17,5% nos membros superiores e 29% nos membros inferiores; 82% apresentaram uma boa qualidade de sono e 68% trabalham mais sentados, 16% em pé e 12% em ambas as posições. Através deste perfil foi implantada a ginástica laboral, com excelente aceitação e assiduidade dos funcionários, sendo assim, após três meses desta pratica será realizada uma re-avaliação e através destes resultados haverá uma analise, e, por esta análise poderá ocorrer ajustes e/ou inovações no projeto Quali-UVA, cuja proposta é a melhora da saúde e qualidade de vida destes trabalhadores.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).