O CURRÍCULO DE EDUCACÃO FÍSICA PROPOSPO PELO CEAP NO AMAPA:
Palavras-chave:
formação profissional, concepção, currículoResumo
O estudo foi realizado a partir da proposta curricular do Curso de Educação Física do CEAP (Centro de Ensino superior do Amapá), objetivando analisar as diretrizes, concepções, conteúdos, forma, avaliação, perfil característicos do curso. Foi utilizado o método de análise de conteúdo, proposto por Bardin(1979), para verificar as tendências declaradas no projeto pedagógico prescrito do curso. Os resultados apontam para uma proposta em que predomina: a) a avaliação com forte enfoque voltado para as avaliações institucional e do aluno; b) o conteúdo voltado principalmente para a formação do licenciado pleno em educação física e c) as concepções de curso balizadas nas esferas da educação, educação física e cultura. Tendo em vista os resultados obtidos, recomendam-se estudos que analisem a influência da atuação docente na efetivação das propostas curriculares, bem como estudos que triangulem os dados incorporados no Projeto Pedagógico com a visão dos alunos e dos professores, com o propósito de identificar como estas três dimensões da formação do futuro profissional estão interligadas e se relacionando neste processo.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).