O JOGO E SUA CONTRIBUIÇÃO SÓCIO-CULTURAL PARA A EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave:
jogo, cultura, educação físicaResumo
Este texto é resultado dos estudos realizados no grupo de pesquisa Ludicidade e Educação Física, vinculado ao ETHNÓS (ESEF-UPE-BRASIL). Investigamos a presença do jogo como fenômeno sócio-cultural através da identificação e do entendimento de suas principais características, da compreensão e de sua relação com a cultura, com a sociedade e com a educação, identificando como estas compreensões estão presentes na prática, ou seja, na escola, em específico nas aulas de Educação física. Pois independente da época, da cultura, da classe social os jogos e as brincadeiras sempre fizeram e se fazem presente na vida dos seres humanos. Acreditamos ser o jogo um importante meio para a formação de crianças e jovens. Por isto julgamos necessária a busca do entendimento da ludicidade diante dos aspectos filosóficos e pedagógicos, refletindo sobre a prática para que possamos compreender o jogo como um conhecimento importante para a educação e para a educação física.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).