A FORMAÇÃO PERMANENTE RELACIONAL E SEUS DESDOBRAMENTOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Palavras-chave:
Formação relacional, formação continuada, Perspectiva Eco-RelacionalResumo
O estudo objetiva apresentar as contribuições que a formação permanente relacional oferece para melhoria da prática pedagógica da educação física escolar. A perspectiva metodológica privilegiou o enfoque qualitativo. O percurso empreendido na investigação ocorreu nos moldes da pesquisa-ação-engajada, que se deu no curso de formação e qualificação docente: tecendo saberes em movimento para o ensino da educação física, para professores da Rede pública de Ensino de Fortaleza. Utilizamos como instrumentos de pesquisa: questionários, entrevistas, textos dos professores e transcrições das gravações do curso. Para verificação das mudanças, três aspectos foram considerados para descrição da prática pedagógica: a) metodologia de ensino ou a dinâmica que os professores mobilizam no trato do processo de ensino-aprendizagem, b) a relação professor-estudante e c) a avaliação privilegiada. Foi possível identificar que o processo de formação permanente relacional subsidiado pela PER potencializa a qualificação docente e contribui para mudanças significativas na prática pedagógica da educação física escolar.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A FORMAÇÃO PERMANENTE RELACIONAL E SEUS DESDOBRAMENTOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4628