A FORMAÇÃO PERMANENTE RELACIONAL E SEUS DESDOBRAMENTOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Palavras-chave:
Formação relacional, formação continuada, Perspectiva Eco-RelacionalResumo
O estudo objetiva apresentar as contribuições que a formação permanente relacional oferece para melhoria da prática pedagógica da educação física escolar. A perspectiva metodológica privilegiou o enfoque qualitativo. O percurso empreendido na investigação ocorreu nos moldes da pesquisa-ação-engajada, que se deu no curso de formação e qualificação docente: tecendo saberes em movimento para o ensino da educação física, para professores da Rede pública de Ensino de Fortaleza. Utilizamos como instrumentos de pesquisa: questionários, entrevistas, textos dos professores e transcrições das gravações do curso. Para verificação das mudanças, três aspectos foram considerados para descrição da prática pedagógica: a) metodologia de ensino ou a dinâmica que os professores mobilizam no trato do processo de ensino-aprendizagem, b) a relação professor-estudante e c) a avaliação privilegiada. Foi possível identificar que o processo de formação permanente relacional subsidiado pela PER potencializa a qualificação docente e contribui para mudanças significativas na prática pedagógica da educação física escolar.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A FORMAÇÃO PERMANENTE RELACIONAL E SEUS DESDOBRAMENTOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4628