ATIVIDADE ELETROMIOGRAFICA DURANTE A ABDUÇÃO DE OMBRO COM E SEM ROTAÇÃO EXTERNA
Palavras-chave:
EMG, Ombro, FitnessResumo
O objetivo deste estudo foi investigar se a rotação externa do ombro afeta o músculo deltóide em exercício de abdução. Sete homens saudáveis com experiência em treino resistido foram avaliados nos músculos deltoide anterior (DA) e deltoide posterior (PD) via eletromiografia de superfície, os avaliados executavam a abdução do ombro até 90 ° no plano frontal, com extensão do cotovelo, com e sem a rotação externa do ombro. Todos os avaliados realizar o movimento com a mesma carga (uma halter de 8kg) só ombro direito objetivo foi utilizado para obter os dados. Foram usados eletrodos bipolares de superfície (distância de 20 mm) e os dados gravado pelo equipamento Miotool 400 ®. Os eletrodos foram posicionados sobre o DA e DP, e o eletrodo de referência terra foi colocado na espinha da vertebra cervical 7. Após a aquisição dos dados brutos, um filtro passa-banda (20-450 Hz) foi aplicado e os valores de Root Mean Square (RMS) foram utilizados para a análise estatística. O Teste-T mostrou diferenças significativas nos músculos AD com e sem rotação e PD também. Resultados de maior ativação do DA durante a abdução do ombro também foram relatados por vários estudos. DA e DP apresentaram menor ativação em rotação externa, (35% e 17%) respectivamente. Isso provavelmente aconteceria porque manguito rotador age como antagonista do músculo deltoide e podendo tornar DA e DP menos eficazes por inibição recíproca. A rotação externa aumentaria a distancia entre a origem e a inserção do DA e diminuindo distância entre a origem e a inserção do DP. Concluímos que para os músculos DA e DP o exercício de abdução sem rotação do ombro seriam os melhores para otimizar esses músculos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ATIVIDADE ELETROMIOGRAFICA DURANTE A ABDUÇÃO DE OMBRO COM E SEM ROTAÇÃO EXTERNA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4351