GÊNERO NO CAMPO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA: O CASO DAS TÉCNICAS DE NATAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
Palavras-chave:
mulher, gênero, técnicas de natação, educação físicaResumo
Esta pesquisa tem como objetivo discutir a questão de gênero no campo profissional da educação física, especificamente na profissão de técnicas de natação.Procuramos desvelar as barreiras que as profissionais, técnicas de equipes de natação de alto nível, tendem a enfrentar quando se trata da inserção, ascensão e permanência nessa carreira (Souza de Oliveira, 2002). Para este trabalho, será utilizado o referencial teórico-metodológico das representações sociais segundo Moscovici (2003). A pesquisa apresenta a trajetória profissional de três técnicas de natação (Juçara Trancoso, Letícia Macedo e Rosane Carneiro), ex-atletas e professoras de educação física. Encontramos nos discursos das colaboradoras, ainda que veladamente, uma discriminação ligada à questão de gênero no cotidiano profissional, no que se refere ao nível de categoria das equipes treinadas pelas mulheres e na constante avaliação dubitativa sobre a qualidade do seu trabalho e sobre sua capacidade de comandar equipes esportivas. A pouca representatividade das técnicas atuantes também acaba reforçando um elo de gênero entre esporte e masculinidade.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
GÊNERO NO CAMPO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA: O CASO DAS TÉCNICAS DE NATAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4178