EFEITO DO EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE A RELAÇÃO HDL/LDL, METABOLISMO PROTEICO E OSSOS DE RATAS SUBMETIDAS À DIETA HIPERCOLESTEROLÊMICA.
Palavras-chave:
Exercício físico, hipercolesterolemia, metabolismoResumo
A correta caracterização dos modelos de hipercolesterolemia envolve o conhecimento a respeito do efeito da dieta sobre parâmetros que vão além do metabolismo lipídico e que, entretanto, refletem o efeito da dieta hipercolesterolêmica sobre o desenvolvimento dos animais. De igual importância, a exata noção da magnitude do estresse provocado pelo treinamento auxilia o entendimento do seu efeito sobre os objetos de investigação, e norteiam a escolha do melhor protocolo a ser utilizado em diferentes experimentos. Neste estudo, 48 ratas Fisher adultas foram distribuídas em quatro grupos: Exercício com dieta hipercolesterolêmica (EH), exercício com dieta controle (EC) (natação 30 min/dia, 5 dias/semana), sedentário com dieta hipercolesterolêmica (SH) e sedentário com dieta controle (SC). Após 9 semanas os animais foram sacrificados. Os resultados mostram que o exercício foi eficaz em melhorar a relação HDL/LDL. Houve efeito do treinamento sobre os valores totais de proteínas e no peso dos rins dos animais estudados. Não houveram alterações na estrutura do osso fêmur induzidas pelo treinamento. Os resultados indicam que o treinamento de baixa intensidade é capaz e alterar o perfil protéico positivamente, e sugerem que sejam feitos novos trabalhos com diferentes volumes e intensidades e treinamento.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
EFEITO DO EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE A RELAÇÃO HDL/LDL, METABOLISMO PROTEICO E OSSOS DE RATAS SUBMETIDAS À DIETA HIPERCOLESTEROLÊMICA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4121