EFEITO DO EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE A RELAÇÃO HDL/LDL, METABOLISMO PROTEICO E OSSOS DE RATAS SUBMETIDAS À DIETA HIPERCOLESTEROLÊMICA.

Autores

  • ALLAN CRISTIAN GONÇALVES
  • WANDA MARIA DE FARIA
  • MARIA LÚCIA PEDROSA
  • MARCELO EUSTÁQUIO SILVA

Palavras-chave:

Exercício físico, hipercolesterolemia, metabolismo

Resumo

A correta caracterização dos modelos de hipercolesterolemia envolve o conhecimento a respeito do efeito da dieta sobre parâmetros que vão além do metabolismo lipídico e que, entretanto, refletem o efeito da dieta hipercolesterolêmica sobre o desenvolvimento dos animais. De igual importância, a exata noção da magnitude do estresse provocado pelo treinamento auxilia o entendimento do seu efeito sobre os objetos de investigação, e norteiam a escolha do melhor protocolo a ser utilizado em diferentes experimentos. Neste estudo, 48 ratas Fisher adultas foram distribuídas em quatro grupos: Exercício com dieta hipercolesterolêmica (EH), exercício com dieta controle (EC) (natação 30 min/dia, 5 dias/semana), sedentário com dieta hipercolesterolêmica (SH) e sedentário com dieta controle (SC). Após 9 semanas os animais foram sacrificados. Os resultados mostram que o exercício foi eficaz em melhorar a relação HDL/LDL. Houve efeito do treinamento sobre os valores totais de proteínas e no peso dos rins dos animais estudados.  Não houveram alterações na estrutura do osso fêmur induzidas pelo treinamento. Os resultados indicam que o treinamento de baixa intensidade é capaz e alterar o perfil protéico positivamente, e sugerem que sejam feitos novos trabalhos com diferentes volumes e intensidades e treinamento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Como Citar

EFEITO DO EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE A RELAÇÃO HDL/LDL, METABOLISMO PROTEICO E OSSOS DE RATAS SUBMETIDAS À DIETA HIPERCOLESTEROLÊMICA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4121