EPISTEMOLOGIA DA MOTRICIDADE HUMANA
Resumo
Na esteira de Edgar Morin, Manuel Sérgio propõe uma reforma paradigmática da área do conhecimento que no Brasil se entende por Educação Física. Para tanto, serve-se da epistemologia, para fazer um corte epistemológico com o dualismo antropológico cartesiano, donde nasce a Educação Física, e criar um novo paradigma, a motricidade humana, isto é, o movimento intencional da transcendência, ou da superação. Deste novo paradigma nasce uma nova ciência humana a ciência da motricidade humana (CMH), que tem como sub-sistemas mais evidentes o desporto, a dança, a ergonomia, a reabilitação. Num país, como o Brasil, onde a expressão Educação Física se implantou, a nível nacional, poderá adiantar-se, sem receio, que o objecto de estudo da Educação Física é a motricidade humana. Manuel Sérgio propõe ainda para a CMH o método hermenêutico, pois que a motricidade humana, o corpo em acto, deve ler-se como um texto que tem uma significação e um sentido.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
EPISTEMOLOGIA DA MOTRICIDADE HUMANA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3723