BRINQUEDO ARTESANAL NA SOCIEDADE DE CONSUMO: DESAFIOS COMO ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL
Palavras-chave:
Brinquedo, consumo, desenvolvimento sustentávelResumo
As reflexões sobre o eixo temático, brinquedo artesanal, centram-se na análise da seguinte problemática: Como o brinquedo artesanal pode ser uma alternativa sustentável na sociedade de consumo? Tal problematização é contextualizada no primeiro momento, com pesquisa bibliográfica (GIL: 2006) e, num segundo momento, por meio do método estudo de caso (YIN: 2005) em que se pretende ir a campo com procedimentos de pesquisa intensiva e aplicação dos instrumentos observação direta e entrevista semi-estruturada (TRIVINÑOS: 2004). Contextualiza-se o objeto chamado brinquedo, caracterizando algumas de suas dimensões e de seus desafios como alternativa sustentável. Delineia-se o contraponto entre a importância e o direito do brincar com a binômia produção-consumo, articulando-os com o viés puramente econômico do modelo de Desenvolvimento Sustentável que se apresenta nos debates acadêmicos e governamentais que, sobretudo, desconsidera as questões sociais. Então, pauta-se na necessidade da descompartimentalização da ciência, e se guia a uma interconexão entre as áreas do conhecimento, em busca de soluções com uma variedade de “olhares”, capazes de fornecer possibilidades de acertos e erros, que mediante o conflito favorece a reflexão, compreensão e explicação da realidade local na práxis.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
BRINQUEDO ARTESANAL NA SOCIEDADE DE CONSUMO: DESAFIOS COMO ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3598