QUALIDADE DE VIDA E ATIVIDADE FÍSICA: UM ESTUDO SOBRE A AUTO-PERCEPÇÃO DE INDIVÍDUOS RESIDENTES NO VALE DO SINOS, RS, BRASIL.
Palavras-chave:
Qualidade de vida, Atividade físicaResumo
O objetivo do estudo foi relacionar a qualidade de vida e o nível de atividade física de indivíduos de 18 a 80 anos residentes no Vale do Sinos, RS. O estudo descritivo, de 1003 sujeitos escolhidos por conveniência, avaliou o nível de atividade física através do IPAQ - versão curta e, a qualidade de vida (QV), através do WHOQOL-100. Após submissão dos dados aos testes ANOVA e Tukey post-hoc (p=0,05), não se observou diferença significativa entre os domínios do WHOQOL-100 e os níveis de atividade física dos sujeitos estudados. Entretanto, os sujeitos classificados como insuficientemente ativos (IA) apresentaram mais fadiga e menos energia, quando comparados com os suficientemente ativos (SA) e muito ativos (MA) (p=0,00). Semelhantemente, os que apresentaram mais dificuldade para realizar as AVDs, eram IA seguidos dos SA (p=0,01). No quesito mobilidade, os indivíduos SA apresentaram maiores escores, seguidos dos IA e MA (p=0,01). Quando se analisou os sentimentos positivos, os SA apresentaram maiores médias, seguidos dos MA e IA(p=0,01). Além disso, os MA, seguidos dos SA, participam mais/têm mais oportunidades de recreação/lazer que os IA (p=0,00). No domínio ambiental, notou-se que os sujeitos IA apresentaram maiores escores quando se avaliou o ambiente do lar, seguidos dos SA e MA, respectivamente (p=0,05). Diferente do que ocorre quando analisado o ambiente físico. Nesse caso, os MA perceberam-no de forma mais saudável que os SA e IA (p=0,05). Nas quatro questões gerais do WHOQOL-100, os maiores escores foram apresentados pelos indivíduos SA, seguidos dos MA e IA (p=0,05). De maneira geral, as maiores médias foram apresentadas pelos sujeitos classificados como SA, seguidos dos MA e IA, sugerindo que a atividade física, quando em intensidades adequadas, traz mais benefícios à saúde do indivíduo e, consequentemente, aumenta o nível de qualidade de vida do mesmo.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
QUALIDADE DE VIDA E ATIVIDADE FÍSICA: UM ESTUDO SOBRE A AUTO-PERCEPÇÃO DE INDIVÍDUOS RESIDENTES NO VALE DO SINOS, RS, BRASIL. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3441