ESTIMATIVA DO GASTO ENERGÉTICO RELATIVO DE UMA AULA DE HIDROGINÁSTICA
Palavras-chave:
gasto energético, hidroginástica, frequência cardíacaResumo
Sabe-se dos grandes benefícios provocados pela prática da hidroginástica, porém ésta atividade geralmente é praticada em grupo, do qual este por ser heterogêneo o efeito da atividade poderá ser relativamente desigual, de acordo com o objetivo de seus praticantes, devidas características orgânicas, conseqüentes do nível de condicionamento físico, idade, composição corporal, entre outros. Este estudo teve por objetivo estimar o gasto enregético de uma ula de hidroginástica. Fizeram parte deste estudo de característica experimental com abordagem quantitativa um grupo de 4 voluntários do sexo feminino com idade entre 20 e 30 anos, praticantes de um programa de treinamento personalizado, envolvendo a atividade de hidroginástica. Para mensuração do consumo energético foi utilizado os cálculos protocolares de gasto energético pela freqüência cardíaca, citados por Amorin & Gomes (2003. p. 134). Contudo para topo o experimento (aula) o gasto energético total relacionado à freqüência cardíaca (bpm) de um N=600, foram encontrados os seguintes valores: 235,79, 333,29, 449,08 e +/- 91,05, para a mínima, média, máximo e desvio padrão, respectivamente. Conclui-se que o gasto enregético relativo de uma aula de hidroginástica, mesmo ésta tendo sua predominância aeróbica e tentando atingir pessoas de níveis diferentes quanto a sua eficiência e segurança, esta insatisfatória, podendo trazer prejuízos a saúde de seus praticantes. É extremamente inviável colocarmos em uma mesma aula indivíduos de condicionamentos físicos heterogêneos, ainda sabendo que existe hoje toda uma tecnologia que se pode utilizar para o monitoramento destas atividades em grupo, como os monitores de frequência cardíaca.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ESTIMATIVA DO GASTO ENERGÉTICO RELATIVO DE UMA AULA DE HIDROGINÁSTICA. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3397