COMPARAÇÃO DO AUMENTO DE FORÇA MUSCULAR EM INDVÍDUOS QUE TREINAM DUAS E TRÊS VEZES POR SEMANA, APÓS 16 SESSÕES DE TREINAMENTO DE FORÇA.
Palavras-chave:
Treinamento de força, Indivíduos destreinados, Frequência semanalResumo
O treinamento de força hoje é visto como um importante meio para se obter ganhos significativos de força. Já se sabe que diversos benefícios podem ser alcançados com o treinamento, porém vê-se que muitos não dispõem de tempo para a prática mínima orientada pela atual literatura. Utilizando a justificativa que alguns indivíduos poderiam diminuir as sessões de treinos semanais, o objetivos do presente estudo foi o de foi o aumento da força em indivíduos que treinam duas e três vezes por semana, após 16 sessões de treinamento de força. Para este estudo, foram avaliados 10 sujeitos do sexo masculino, destreinados, divididos em dois grupos: Grupo 1 (G2X) que realizou exercício duas vezes por semana, o segundo grupo (G3X) no qual treinou três vezes por semana, ambos com o mesmo volume de treinamento semanal. Foram aplicados os testes para definição de carga e os indivíduos seguiram um programa de treinamento. Os exercícios escolhidos foram supino, leg press, puxada, cadeira extensora, desenvolvimento, cadeira flexora, rosca bíceps, abdominal e rosca tríceps. A avaliação foi feita somente nos exercícios supino e leg press. Descrevendo os dados com valores de tendência central e dispersão, foi visto que não houve alterações entre os grupos. Concluiu-se que provavelmente não existiu diferenças entre aqueles que treinam somente duas vezes por semana e os que treinam três vezes. Supomos que com isso, possa haver uma adequação do treinamento, utilizando curtas frequências de treino a fim de alcançar os mesmo resultados de frequências maiores.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
COMPARAÇÃO DO AUMENTO DE FORÇA MUSCULAR EM INDVÍDUOS QUE TREINAM DUAS E TRÊS VEZES POR SEMANA, APÓS 16 SESSÕES DE TREINAMENTO DE FORÇA. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2908