COMPARAÇÃO DO AUMENTO DE FORÇA MUSCULAR EM INDVÍDUOS QUE TREINAM DUAS E TRÊS VEZES POR SEMANA, APÓS 16 SESSÕES DE TREINAMENTO DE FORÇA.

Autores

  • E.S BEZERRA
  • J.A ALCANTARA
  • L LOBATO
  • A ARAÚJO
  • E.S QUEIROZ

Palavras-chave:

Treinamento de força, Indivíduos destreinados, Frequência semanal

Resumo

O treinamento de força hoje é visto como um importante meio para se obter ganhos significativos de força. Já se sabe que diversos benefícios podem ser alcançados com o treinamento, porém vê-se que muitos não dispõem de tempo para a prática mínima orientada pela atual literatura. Utilizando a justificativa que alguns indivíduos poderiam diminuir as sessões de treinos semanais, o objetivos do presente estudo foi o de foi o aumento da força em indivíduos que treinam duas e três vezes por semana, após 16 sessões de treinamento de força. Para este estudo, foram avaliados 10 sujeitos do sexo masculino, destreinados, divididos em dois  grupos: Grupo 1 (G2X) que realizou exercício duas vezes por semana, o segundo grupo (G3X) no qual  treinou três vezes por semana, ambos com o mesmo volume de treinamento semanal. Foram aplicados os testes para definição de carga e os indivíduos seguiram um programa de treinamento. Os exercícios escolhidos foram supino, leg press, puxada, cadeira extensora, desenvolvimento, cadeira flexora, rosca bíceps, abdominal e rosca tríceps. A avaliação foi feita somente nos exercícios supino e leg press. Descrevendo os dados com valores de tendência central e dispersão, foi visto que não houve alterações entre os grupos. Concluiu-se que provavelmente não existiu diferenças entre aqueles que treinam somente duas vezes por semana e os que treinam três vezes. Supomos que com isso, possa haver uma adequação do treinamento, utilizando curtas frequências de treino a fim de alcançar os mesmo resultados de frequências maiores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Como Citar

COMPARAÇÃO DO AUMENTO DE FORÇA MUSCULAR EM INDVÍDUOS QUE TREINAM DUAS E TRÊS VEZES POR SEMANA, APÓS 16 SESSÕES DE TREINAMENTO DE FORÇA. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2908