NÍVEL DE RESISTÊNCIA CARDIORRESPIRATÓRIA (VO2 MÁX.) DE ACADÊMICAS (OS) DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – CAMPO GRANDE, MS.
Resumo
Sabendo que VO2 Máx. é a quantidade máxima de oxigênio que o organismo consegue retirar da atmosfera, levar até os músculos e utilizar na produção de energia. Para a classificação do nível de VO² Máx. (ml/kg/min) dos indivíduos avaliados utilizamos o quadro proposto por Heyward (1977) onde se divide por faixa etária e gênero. Sendo que o objetivo do presente estudo foi avaliar e verificar o VO2 Máx. de acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Anhanguera/UNIDERP. Para obtenção dos resultados foram avaliados 39 voluntários, sendo 18 do sexo feminino e 21 do sexo masculino, fisicamente ativos e saudáveis. O teste realizado foi o vai e vem de 20m. protocolo de Léger e Lambert (1988). Os resultados médios obtidos no teste para as 18 acadêmicas foram; 21,6 anos (±2,2) de idade com a distância percorrida de 573,3m (±262,6), obtendo 36 ml/Kg/min (±4,5) de VO2 Máx. sendo considerado “Bom”, já os acadêmicos em número de 21 foram as seguintes: 22,1anos (±2,3) de idade, distância percorrida foi de 1156,2m (±345,1) e VO² Máx. de 45,3 ml/kg/min (±5,3) considerado “Muito bom” Dessa forma conclui-se que a população avaliada, por ser composta de indivíduos ativos e saudáveis, justifica o motivo pela qual a média da classificação de VO² Máx. foi “Bom” e “Muito bom”.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
NÍVEL DE RESISTÊNCIA CARDIORRESPIRATÓRIA (VO2 MÁX.) DE ACADÊMICAS (OS) DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – CAMPO GRANDE, MS. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2906