NÍVEL DE RESISTÊNCIA CARDIORRESPIRATÓRIA (VO2 MÁX.) DE ACADÊMICAS (OS) DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – CAMPO GRANDE, MS.

Autores

  • GERSON SILVA MOREIRA
  • ANA ANGÉLICA ROCHA DE SOUSA
  • KAREN FERREIRA MIRANDA
  • PAULO HENRIQUE AZUAGA BRAGA

Resumo

Sabendo que VO2 Máx. é a quantidade máxima de oxigênio que o organismo consegue retirar da atmosfera, levar até os músculos e utilizar na produção de energia. Para a classificação do nível de VO² Máx. (ml/kg/min) dos indivíduos avaliados utilizamos o quadro proposto por Heyward (1977) onde se divide por faixa etária e gênero. Sendo que o objetivo do presente estudo foi avaliar e verificar o VO2 Máx. de acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Anhanguera/UNIDERP. Para obtenção dos resultados foram avaliados 39 voluntários, sendo 18 do sexo feminino e 21 do sexo masculino, fisicamente ativos e saudáveis. O teste realizado foi o vai e vem de 20m. protocolo de Léger e Lambert (1988). Os resultados médios obtidos no teste para as 18 acadêmicas foram; 21,6 anos (±2,2) de idade com a distância percorrida de 573,3m (±262,6), obtendo 36 ml/Kg/min (±4,5) de VO2 Máx. sendo considerado “Bom”, já os acadêmicos em número de 21 foram as seguintes: 22,1anos (±2,3) de idade, distância percorrida foi de 1156,2m (±345,1) e VO² Máx. de 45,3 ml/kg/min (±5,3) considerado “Muito bom” Dessa forma conclui-se que a população avaliada, por ser composta de indivíduos ativos e saudáveis, justifica o motivo pela qual a média da classificação de VO² Máx. foi “Bom” e “Muito bom”.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Como Citar

NÍVEL DE RESISTÊNCIA CARDIORRESPIRATÓRIA (VO2 MÁX.) DE ACADÊMICAS (OS) DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – CAMPO GRANDE, MS. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2906