TRANSFERÊNCIA DE DESEMPENHO DE AMBIENTE REAL PARA VIRTUAL EM DEFICIENTES FÍSICOS

Autores

  • Jaqueline Freitas de Oliveira Neiva
  • Mariana Moura dos Santos
  • Miriele Alvarenga Marcelo
  • Joana Paula de Barros
  • Carlos Bandeira de Mello Monteiro

Palavras-chave:

Controle Tecnológico de Ambientes, Pessoas com Deficiência, atividade motora

Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi verificar se existe transferência de desempenho em uma tarefa realizada no ambiente real para um ambiente de jogo virtual em indivíduos com deficiência física. Participaram da pesquisa 15 atletas praticantes de tênis de mesa adaptado inexperientes na tarefa de jogar tênis de mesa no Wii Sport Resort da Nintendo. A tarefa consistiu em receber a bola de tênis de mesa e devolver no campo adversário no jogo de tênis de mesa do Wii Sport Resort da Nintendo. O delineamento do estudo consistiu na realização de 100 tentativas, sendo 10 blocos de 10 tentativas para cada participante. Os resultados indicaram que os participantes apresentaram desempenhos semelhantes em cada bloco e tentativas, o que representa que houve transferência de desempenho de ambiente real para ambiente virtual. Atribuiu-se esse resultado ao fato de que a tarefa de tênis de mesa em ambiente real apresenta maior dificuldade, principalmente, pelo aumento de fatores extrínsecos, e desta forma realizá-la em ambiente virtual seja mais fácil. Assim, concluiu-se que o Nintendo Wii é uma tecnologia que se insere na tendência atual de valorização do corpo nos processos de interação sendo notória a necessidade de mais pesquisas que comparem tarefas destes do ambiente real e do virtual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2011-01-06

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Como Citar

TRANSFERÊNCIA DE DESEMPENHO DE AMBIENTE REAL PARA VIRTUAL EM DEFICIENTES FÍSICOS. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/287