PERFIL NEUROMOTOR E ESTILO DE VIDA DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM DIFERENTES CLASSES DE ENSINO.
Palavras-chave:
Estilo de vida, Aptidão Física, Inclusão escolar,Resumo
Resumo: A relação entre a sociedade e as pessoas com deficiência intelectual (DI) passou por diferentes caminhos ao longo da história. Objetivo: Avaliar e comparar o estilo de vida e aptidão física relacionada à saúde em escolares com deficiência mental matriculados em diferentes classes de ensino. Métodos: A amostra foi composta por 79 alunos de ambos os gêneros com idades entre 11 e 16 anos. Trata-se de um estudo transversal, no qual foi avaliado o estilo de vida por meio de questionário e aptidão física através dos critérios sugeridos pelo Proesp-BR. Resultados: Os alunos da inclusão apresentaram níveis maiores de aptidão física bem como 60% dos alunos oriundos da educação especial não se alimentam com 5 porções de frutas e hortaliças por dia enquanto apenas 29.1% dos alunos da inclusão alegam o mesmo (p.0.07). De acordo com os dados da atividade física existe uma diferença significativa de p<0.05 entre os alunos. O número de indivíduos da inclusão que se exercitam é duas vezes maior que o grupo do ensino especial (80%-40%). Conclusão: Estudos com amostras maiores devem ser realizados, contudo pode-se observar que alunos inseridos no sistema de inclusão estão mais aptos fisicamente e agregam menos comportamentos negativos quando comparados aos outros sistemas de ensino e para o sedentarismo que por sua vez é uma tendência mundial que leva ao aparecimento de inúmeras doenças crônico não transmissível como a obesidade (21), hipertensão, diabetes tipo II entre outras.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-06
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PERFIL NEUROMOTOR E ESTILO DE VIDA DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM DIFERENTES CLASSES DE ENSINO. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/285