LATERALIDADE E RITMO POR GÊNEROS EM ESTUDANTES PRÉ-ADOLESCENTES – JARDIM/MS.
Resumo
O objetivo principal do estudo foi verificar a habilidade de crianças no domínio corporal em deslocamentos para direita e esquerda, e de estrutura rítmica. Especificamente, perceber o conhecimento das crianças sobre domínio de lateralidade ao iniciar o teste, como constatação de fatos, que é a busca de respostas às nossas inquietações quanto às habilidades motoras dos pré-adolescentes, de três Escolas Municipais, situadas no perímetro urbano de Jardim-MS.Os jovens foram autorizados pelos pais e outros responsáveis a participar do estudo. A hipótese submetida à verificação diz respeito a três fatos: se o gênero, o peso e a estatura interferem no ritmo, tempo, identificação de direita e esquerda e iniciar o teste corretamente. Verificou-se que o gênero não interferiu na execução do teste de ritmo, diferentemente do peso, que interferiu no tempo médio de execução do Teste das Três Faixas e, da altura, que interferiu no ritmo. Nos demais casos analisados, não se constataram diferenças significativas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
LATERALIDADE E RITMO POR GÊNEROS EM ESTUDANTES PRÉ-ADOLESCENTES – JARDIM/MS. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2720