DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS PARTICIPANTES COM DEFICIÊNCIA DO PROJETO PIRACEMA: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO
Palavras-chave:
Desenvolvimento Motor, Escala de Desenvolvimento Motor, Portadores de Deficiência.Resumo
Sabemos o quanto que o desenvolvimento motor do ser humano é um assunto muito estudado ao longo da história, muitas pesquisas foram realizadas com a finalidade de avaliar as fases motoras evolutivas correspondentes a sua maturação biológica. O objetivo deste estudo, de caráter descritivo-exploratório, é verificar os índices avaliados do desempenho motor dos sujeitos com deficiência nas avaliações realizadas em agosto e setembro de 2011. A pesquisa envolveu 32 alunos matriculados na APAE e participantes do Projeto Piracema da UNISC- Natação para Portadores de Necessidades Especiais. Para a coleta de dados foi utilizado o kit de Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) do Rosa Neto (2002). Como resultados deste estudo constatou-se que as variáveis avaliadas, motricidade fina e global, equilíbrio, esquema corporal/rapidez, organização espacial e linguagem/organização temporal foram classificadas em padrão motor “muito inferior”, sendo que a variável motricidade fina foi a que mais obteve resultado positivo na média e a organização temporal a variável de resultados negativos na média. Desta forma, conclui-se que, não a idade cronológica não influência na idade motora geral dos mesmos.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).