TREINAMENTO RESISTIDO EM IDOSOS: UMA REVISÃO SOBRE A INTENSIDADE DE TREINO
Palavras-chave:
idosos/intensidade de treino/treinamento de forçaResumo
A perda de força e funcionalidade no idoso já é amplamente discutida na literatura. O treinamento resistido tem sido visto como uma forma de prevenção ou até reversão desse quadro. Porém, é notória na área a dificuldade de prescrição da intensidade de carga adequada para que os resultados sejam eficazes. O objetivo deste estudo foi comparar os efeitos de diferentes intensidades do treinamento resistido no ganho de força em idosos. A metodologia consistiu em uma revisão bibliográfica. Os artigos utilizados foram selecionados nas seguintes bases de dados: Lilacs, Medline e Scielo. Esta pesquisa foi realizada entre os meses de dezembro de 2009 e julho de 2010. Os termos utilizados para a pesquisa foram: elderly, strength training, resistance training, intensity of training. A conclusão foi que as progressões das cargas e do treinamento devem ser mais lentas devido a uma maior dificuldade de aprendizado dos movimentos e dinâmicas propostos, porém, as cargas elevadas foram a que produziram ganhos mais expressivos em força, então, tendo em vista que o envelhecimento não traz impossibilidade de adaptação ao treinamento, o aumento da intensidade torna-se importante para resultados eficazes. Em nenhuma das pesquisas ocorreu lesão devido ao treinamento de força, o que mostra a segurança do treinamento quando realizada de maneira adequada.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
TREINAMENTO RESISTIDO EM IDOSOS: UMA REVISÃO SOBRE A INTENSIDADE DE TREINO. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2411