CONSUMO DE SUPLEMENTOS PROTÉICOS POR PRATICANTES DE EXERCÍCIO FÍSICO: RISCOS E BENEFÍCIOS
Palavras-chave:
Suplementação, proteína, exercício físicoResumo
Os suplementos alimentares são recursos ergogênicos que podem ser utilizados para a melhoria da performance e desempenho nas atividades esportivas e fitness, em especial a musculação. Dentre os suplementos alimentares disponíveis, os protéicos e os a base de aminoácidos são um dos mais utilizados. É crucial a disponibilidade suficiente de aminoácidos não apenas para a maior síntese fibrilar, mas também, para promover o reparo da massa muscular lesada. Porém, o consumo adicional desses suplementos protéicos acima das necessidades diárias não determina ganho de massa muscular adicional, nem promove aumento do desempenho, além disso, pode provocar uma sobrecarga renal.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).