PERFIL MOTOR DE ESCOLARES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE BELÉM: UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Desenvolvimento de crianças, Habilidade motora, Habilidade de locomoção, Controle de objetoResumo
Este estudo teve o objetivo de avaliar o perfil motor de crianças em relação aos níveis de habilidade de locomoção e de controle de objeto. Foram sujeitos do estudo 62 escolares com 4 e 5 anos de idade, atendidos no programa de educação infantil da Secretaria Municipal de Belém. Para avaliar os escolares foi aplicado o teste de Desenvolvimento Motor Grosso (TGMD-2) Ulrich (2000). No Subteste de Locomoção, para crianças de 4 anos, houve melhora de desempenho dos meninos (p-valor = 0.0287*). No Subteste de Locomoção, para crianças de 4 anos, os meninos apresentaram melhores níveis de habilidade motora (p-valor = 0.0051*). No Subteste de Locomoção para crianças de 5 anos, os meninos apresentaram melhores níveis de habilidade motora (p-valor = 0.0065*). A classificação TGMD-2 para todos de 4 anos mostrou que 58.8% das meninas e 71.4% dos meninos estão na categoria "média", sendo esta é a tendência em ambos os sexos (p-valor = 0.3371). Nenhuma criança avaliada obteve classificação "acima da média", "superior", ou "muito superior". A classificação TGMD-2 para crianças de 5 anos mostrou que 66.7% das meninas e 63.6% dos meninos estão na categoria "média" sendo esta a tendência em ambos os sexos. O estudo conclui que as crianças não avançaram no nível de desenvolvimento e o perfil predominante foi "médio".
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).