FATORES DE RISCO PARA VIOLÊNCIA OCUPACIONAL CONTRA PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE UM SERVIÇO DE URGÊNCIA
Palavras-chave:
Fatores de Risco, Violência, Pessoal de Saúde, EnfermagemResumo
Estudo exploratório descritivo, desenvolvido no serviço de emergência do Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel, com o objetivo de identificar os fatores que contribuem para a violência ocupacional contra profissionais da saúde no serviço de urgência. A amostra constou de 124 médicos, 26 enfermeiros e 95 auxiliares/técnicos de enfermagem, com dados coletados entre abril a maio de 2009. Para a análise dos fatores de risco, dividiremos os mesmos em três grupos: beneficiários, profissionais de saúde e fatores organizacionais estruturais. Nesse sentido, os acompanhantes se destacam como principal fator de risco no grupo dos beneficiários, sendo considerado por 212 profissionais (86,53%). Dentre os fatores relacionados aos profissionais de saúde, a chefia foi considerada como sendo um fator de risco por 58 profissionais (23,67%). Quanto ao grupo dos fatores organizacionais e estruturais, a estrutura física inadequada foi considerada como um fator por 161 profissionais (73,06%). Desse modo, com base nos resultados desse estudo, identificamos que devem ser pensadas medidas voltadas para os usuários, para a equipe de saúde e para as questões estruturais organizacionais, de modo interrelacionadas, pois muitos fatores estão interligados entre si.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).