ESTUDO DA CAPACIDADE DE EXERCÍCIO, PELO TESTE DE DISTÂNCIA PERCORRIDA EM SEIS MINUTOS (DP6MIN), EM PACIENTES COM SEQUELAS DE HANSENÍASE.

Autores

  • Guilherme Maccarini
  • Celeide Pinto Aguiar Peres

Palavras-chave:

Hanseníase, capacidade de exercício, deficiência

Resumo

Introdução: A hanseníase é uma doença infecciosa transmitida de pessoa a pessoa através do convívio de suscetíveis com doentes contagiantes. Ela compromete os nervos periféricos acarretando deficiências e incapacidades ao indivíduo, além de gerar alterações motoras como atrofias, paralisias e bloqueios articulares. O teste de distância percorrida em seis minutos (DP6min) avalia a capacidade funcional de exercício a nível submáximo e por isso foi escolhido para avaliar a capacidade de exercício dos pacientes deste estudo. Objetivo: avaliar a capacidade de exercício de pacientes com seqüelas de hanseníase, pelo teste de distância percorrida em seis minutos (Dp6min), na clínica de fisioterapia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Métodos: O DP6min foi aplicado em 9 indivíduos, acima de 18 anos de idade com diagnóstico de hanseníase, sendo 3 do sexo feminino, com média de idade de 52,78­­­­± 10 anos.­­­­­­­Resultados: A distância média percorrida pelos pacientes foi 516,6 ± 28 durante a realização do DP6min. Conclusão: Apesar das deformidades e incapacidades físicas do paciente portador de seqüela de hanseníase, a capacidade de exercício do mesmo é semelhante à capacidade de indivíduos saudáveis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Como Citar

ESTUDO DA CAPACIDADE DE EXERCÍCIO, PELO TESTE DE DISTÂNCIA PERCORRIDA EM SEIS MINUTOS (DP6MIN), EM PACIENTES COM SEQUELAS DE HANSENÍASE. (2011). Fiep Bulletin - Online, 80(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/1454