ESTUDO DA CAPACIDADE DE EXERCÍCIO, PELO TESTE DE DISTÂNCIA PERCORRIDA EM SEIS MINUTOS (DP6MIN), EM PACIENTES COM SEQUELAS DE HANSENÍASE.
Palavras-chave:
Hanseníase, capacidade de exercício, deficiênciaResumo
Introdução: A hanseníase é uma doença infecciosa transmitida de pessoa a pessoa através do convívio de suscetíveis com doentes contagiantes. Ela compromete os nervos periféricos acarretando deficiências e incapacidades ao indivíduo, além de gerar alterações motoras como atrofias, paralisias e bloqueios articulares. O teste de distância percorrida em seis minutos (DP6min) avalia a capacidade funcional de exercício a nível submáximo e por isso foi escolhido para avaliar a capacidade de exercício dos pacientes deste estudo. Objetivo: avaliar a capacidade de exercício de pacientes com seqüelas de hanseníase, pelo teste de distância percorrida em seis minutos (Dp6min), na clínica de fisioterapia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Métodos: O DP6min foi aplicado em 9 indivíduos, acima de 18 anos de idade com diagnóstico de hanseníase, sendo 3 do sexo feminino, com média de idade de 52,78± 10 anos.Resultados: A distância média percorrida pelos pacientes foi 516,6 ± 28 durante a realização do DP6min. Conclusão: Apesar das deformidades e incapacidades físicas do paciente portador de seqüela de hanseníase, a capacidade de exercício do mesmo é semelhante à capacidade de indivíduos saudáveis.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).