PERFIL NUTRICIONAL DE ESCOLARES DA REGIÃO DA TRÍPLICE FRONTEIRA – BRASIL, PARAGUAI E ARGENTINA.
Palavras-chave:
Estado Nutricional, Escolares, Região da Tríplice FronteiraResumo
Estudos epidemiológicos realizados recentemente constataram que em quase todos os países industrializados do mundo, e também nos países em desenvolvimento, tem ocorrido um aumento alarmante da prevalência de obesidade entre crianças e adolescentes nas últimas quatro décadas. Este estudo visa comparar os índices de estado nutricional das crianças de nacionalidades distintas da região da Tríplice Fronteira, sendo esta uma região única no mundo. Desta forma, este trabalho teve como objetivo principal avaliar crescimento físico e estado nutricional de escolares na faixa etária de 6 a 12 anos de ambos os sexos, das cidades da região da Tríplice Fronteira. Este se caracteriza como uma pesquisa descritiva de delineamento transversal e abrangeu as cidades situadas na região conhecida como Tríplice Fronteira, sendo estas Ciudad del Este, no Paraguai, Foz do Iguaçu, no Brasil, Puerto Iguazú, Argentina. As avaliações foram realizadas segundo as orientações propostas por Petroski, sendo o Índice de Massa Corporal foi obtido pela razão entre o peso dividido pela estatura ao quadrado, respeitando a classificação da OMS (1997). O cálculo do percentual de gordura foi realizado por meio de uma equação específica para crianças e adolescentes, proposta por Lohman (1987). E a classificação da circunferência da cintura seguiu as diretrizes de Fernandéz (2004). Os resultados encontrados no presente estudo apresentam valores elevados para esta população apontam uma prevalência de sobrepeso e obesidade entre os sujeitos envolvidos no processo: 22,10% e 4,16%, respectivamente. Deste modo, fica claro que há urgente necessidade de estimular a prática de atividade física regular e a aquisição de uma alimentação adequada entre crianças e adolescentes, e que neste âmbito o professor de Educação Física têm papel relevante nesta tarefa.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).