AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CURSO DE INFORMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS – CAMPUS MACEIÓ. "UMA ABORDAGEM LÚDICO-RECREATIVA"
Palavras-chave:
Educação Física, Jogos, Lúdico RecreativaResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma abordagem metodológica utilizada para o desenvolvimento das aulas de Educação Física ministradas pelo professor José Roberto Alves Araújo nos primeiros e segundos anos do Curso de Informática do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – Campus Maceió. A idéia central do Ensino Médio Integrado é unir a área de formação geral à profissionalizante possibilitando uma educação global, apoiada nos eixos: trabalho, ciência e cultura, visando o desenvolvimento integral do indivíduo, oferecendo condições de continuar seus estudos e/ou de se inserir no mundo do trabalho, seja como empregado, seja empreendedor de seu próprio negócio. Com a avaliação desta metodologia, numa perspectiva lúdico-recreativa, implantada como estratégia do ensino da Educação Física nos primeiros e segundos anos do Curso de Informática do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – Campus Maceió, concluímos que os jogos e as brincadeiras populares podem contribuir na formação integral do indivíduo, pois oferecem diversas formas na resolução de problemas, nas tomadas de decisões e na elaboração de novas maneiras a partir de uma forma primitiva. Os jogos e as brincadeiras populares podem ser uma representação simbólica da vida, e através deles, pode-se criar o hábito da prática da atividade física, do respeito às regras, ao próximo, ao convívio, aproximando as pessoas. Formaremos, assim, uma geração pautada em princípios de fraternidade, solidariedade, cooperação, co-educação e tendo a Educação Física como eixo condutor desse processo, através da perspectiva de valores sociais e pedagógicos tendo o jogo e as brincadeiras populares como um meio de educação.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).