O CONCEITO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A VISÃO DE ACADÊMICOS INGRESSANTES E CONCLUINTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, BRASIL
Palavras-chave:
cultura corporal, construção conceitual, temas e conteúdos da Educação FísicaResumo
A Educação Física teve seu conceito revisado pelo Manifesto Mundial de Educação Física - FIEP 2000, onde deixa sua delimitação para a infância e adolescência, e passa a ser uma Educação Física para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, tornando-se um ensino para a criação de habilidades motoras, atitudes e conhecimentos. Assim, o objetivo deste trabalho foi verificar e refletir sobre a construção conceitual de Educação Física dos acadêmicos ingressantes (2008 e 2009) e concluintes (2009) do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso. Para isso, foi solicitado aos acadêmicos finalizarem a frase: Educação Física é...? Esta foi completada por 67 acadêmicos, sendo 54 ingressantes e 13 concluintes entre 17 e 40 anos. Notou-se que ainda não existe um conceito estruturado de Educação Física. Percebemos que ao ingressar na Faculdade, apenas alguns conteúdos (geralmente o esporte) são tidos como conteúdo da Educação Física. Ainda não compreende-se a Educação Física como disciplina que trata, pedagogicamente, do conhecimento de uma área denominada cultura corporal, que configurada com temas ou formas de atividades, como jogo, esporte, ginástica, dança ou outras, constituirão seu conteúdo. Atualmente a Educação Física não é objeto apenas de estudantes, ela é também caracterizada por um conjunto de atividades exercidas pelos indivíduos através de movimentos naturais e cotidianos, exercitados de maneira racional, metódica e progressiva, objetivando o desenvolvimento das qualidades físicas, intelectuais, morais, sociais, psicológicas e fisiológicas do praticante. Considerando estes aspectos, a Educação Física pode, de fato, ser considerada a área que estuda e atua sobre a cultura corporal de movimento.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).