18 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE O REAL E IDEAL
Palabras clave:
Educação Física Inclusiva. Educação Física Escolar. Processo Ensino-Aprendizagem Contemporâneo.Resumen
O presente estudo tem como objetivo refletir acerca da Educação Física Escolar Inclusiva e as percepções de seus atores, doravante investigar como a inclusão está efetivamente acontecendo no processo de ensino-aprendizagem contemporâneo. Para tal produção científica, foi utilizado o método de pesquisa analítica de revisão bibliográfica, composto de leituras exploratórias, seletiva e interpretativa, utilizando as palavras chave educação física inclusiva e educação física escolar, através das bases de dados Scielo, Periódico Capes, Google Acadêmico e UFRGS. Outrossim, os artigos selecionados para este trabalho obedeceram aos seguintes critérios: conter os termos listados em suas proposições, tendo seus objetivos relacionados à análise e discussão da Educação Física Escolar Inclusiva. Foram pesquisas teóricas ou empíricas e revisões de literatura, buscando artigos publicados nos últimos três anos, a saber, de 2018 a 2020, cujas fontes de conhecimento refletissem a realidade atual da área em análise. Ademais, constatou-se nos resultados que o processo inclusivo contemporâneo é delineado pela percepção dos alunos, professores, familiares e comunidade escolar, além das propostas para melhorar a realidade educacional. Destarte, podemos concordar com o pensamento de Mencia e colaboradores (2019) que é necessário pensar e planificar ações para que a escola desenvolva no seu cotidiano práticas inclusivas, implicando em mudanças no contexto escolar. Portanto, as percepções dos atores atuantes na Educação Física Escolar Inclusiva apontam propostas ao desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Contudo, a inclusão ainda não é realmente efetiva, mas uma grande parte dessas escolas percorre um mesmo caminho: do real para o ideal.
Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).