40 – PREVALENCIA DE ALTERACIONES EN LA MORFOLOGÍA DEL PIE EN DEPORTISTAS JUVENILES DE ÉLITE MEXICANOS
Keywords:
Morfologia do pé, lesões esportivas, adaptações do péAbstract
As variações anatômicas e funcionais do pé afetam a prática da atividade física e do esporte. Apesar de sua importância, seu estudo é limitado. O objetivo do presente estudo foi avaliar as alterações morfológicas do pé e sua relação com a idade, sexo e esporte praticado por atletas jovens de elite (9 a 20 anos) da região central do México. 194 atletas participaram da Olimpíada Nacional do México (Mulheres 58,6% e 41,4% Homens). Seu peso corporal era de 57,99 ± 12,86 kg e altura de 1,61 ± 0,11 m. Foi realizada inspeção clínica e a marcha analisada. A seguir, foi feita uma série de perguntas a cada participante para analisar as alterações musculoesqueléticas sofridas durante a prática esportiva e anotadas as áreas ou regiões do corpo com maior prevalência. As análises foram feitas por sexo e idade. Encontrou-se um alto percentual de alterações. As variantes anatômicas do pé foram o pé egípcio, grego e romano, nessa ordem. O pé de Morton estava mais sujeito a lesões. A descida do arco transverso do pé teve alta frequência. Variantes e alterações morfofuncionais em atletas foram associadas a uma maior associação com lesões. Ressalta-se a importância da análise do pé nas avaliações médicas e nos gestos esportivos dos praticantes de atividade física.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Issue
Section
TRABALHOS PUBLICADOS
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
40 – PREVALENCIA DE ALTERACIONES EN LA MORFOLOGÍA DEL PIE EN DEPORTISTAS JUVENILES DE ÉLITE MEXICANOS. (2022). Fiep Bulletin - Online, 92(1), 425 a 433. https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/6533