40 – PREVALENCIA DE ALTERACIONES EN LA MORFOLOGÍA DEL PIE EN DEPORTISTAS JUVENILES DE ÉLITE MEXICANOS
Palavras-chave:
Morfologia do pé, lesões esportivas, adaptações do péResumo
As variações anatômicas e funcionais do pé afetam a prática da atividade física e do esporte. Apesar de sua importância, seu estudo é limitado. O objetivo do presente estudo foi avaliar as alterações morfológicas do pé e sua relação com a idade, sexo e esporte praticado por atletas jovens de elite (9 a 20 anos) da região central do México. 194 atletas participaram da Olimpíada Nacional do México (Mulheres 58,6% e 41,4% Homens). Seu peso corporal era de 57,99 ± 12,86 kg e altura de 1,61 ± 0,11 m. Foi realizada inspeção clínica e a marcha analisada. A seguir, foi feita uma série de perguntas a cada participante para analisar as alterações musculoesqueléticas sofridas durante a prática esportiva e anotadas as áreas ou regiões do corpo com maior prevalência. As análises foram feitas por sexo e idade. Encontrou-se um alto percentual de alterações. As variantes anatômicas do pé foram o pé egípcio, grego e romano, nessa ordem. O pé de Morton estava mais sujeito a lesões. A descida do arco transverso do pé teve alta frequência. Variantes e alterações morfofuncionais em atletas foram associadas a uma maior associação com lesões. Ressalta-se a importância da análise do pé nas avaliações médicas e nos gestos esportivos dos praticantes de atividade física.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
40 – PREVALENCIA DE ALTERACIONES EN LA MORFOLOGÍA DEL PIE EN DEPORTISTAS JUVENILES DE ÉLITE MEXICANOS. (2022). Fiep Bulletin - Online, 92(1), 425 a 433. https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/6533