DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO E SUA RELAÇÃO COM AS RELIGIÕES PREDOMINANTES NO BRASIL
Keywords:
Discriminação de Gênero, Religiões no Brasil, Discriminação institucionalAbstract
Neste artigo discute-se a relação entre a discriminação de gênero e ação institucional das religiões predominantes noBrasil, mais especificamente o Cristianismo. Nele, as metodologias de pesquisa científica bibliográfica e documental foramutilizadas para apresentar um breve panorama religioso do Brasil, onde foram descritas as informações sobre declaração depertencimento religioso contidas nos Censos de 1991 a 2010 realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em seguida explicita-se o desenvolvimento da moral sexual cristã no intuito de apresentar as bases para a instituição deuma relação de domínio do masculino sobre o feminino e ainda da marginalização da sexualidade diversa do padrãoestabelecido pelo Cristianismo. Posteriormente apresenta-se a opção pelo patriarcado e fortalecimento deste através dasinterpretações do texto sagrado cristão ao longo da história, e ainda a análise de Foucalt acerca da realização do controle dasexualidade dos fiéis por parte da Igreja como mecanismo de dominação. Para enfim, analisar sob a visão de Rosado-Nunes eValerio a capacidade, atribuída por estas à religião, de ser uma modeladora de subjetividades que, no caso do Cristianismoapresenta o modelo aceitável de feminino na figura da Virgem Maria e o modelo a ser recusado na figura de Eva. Concluindo queexistiu e continua a existir dentro da religiosidade cristão a discriminação de gênero, seja ela individual ou institucional uma vezque ocorre discriminação sempre que alguém seja impedido de exercer um direito, ou não poder usufruir as mesmasoportunidades e tratamentos que outras, em função de seu gênero.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Issue
Section
TRABALHOS PUBLICADOS
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO E SUA RELAÇÃO COM AS RELIGIÕES PREDOMINANTES NO BRASIL. (2018). Fiep Bulletin - Online, 88(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5961