DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO E SUA RELAÇÃO COM AS RELIGIÕES PREDOMINANTES NO BRASIL
Palavras-chave:
Discriminação de Gênero, Religiões no Brasil, Discriminação institucionalResumo
Neste artigo discute-se a relação entre a discriminação de gênero e ação institucional das religiões predominantes noBrasil, mais especificamente o Cristianismo. Nele, as metodologias de pesquisa científica bibliográfica e documental foramutilizadas para apresentar um breve panorama religioso do Brasil, onde foram descritas as informações sobre declaração depertencimento religioso contidas nos Censos de 1991 a 2010 realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em seguida explicita-se o desenvolvimento da moral sexual cristã no intuito de apresentar as bases para a instituição deuma relação de domínio do masculino sobre o feminino e ainda da marginalização da sexualidade diversa do padrãoestabelecido pelo Cristianismo. Posteriormente apresenta-se a opção pelo patriarcado e fortalecimento deste através dasinterpretações do texto sagrado cristão ao longo da história, e ainda a análise de Foucalt acerca da realização do controle dasexualidade dos fiéis por parte da Igreja como mecanismo de dominação. Para enfim, analisar sob a visão de Rosado-Nunes eValerio a capacidade, atribuída por estas à religião, de ser uma modeladora de subjetividades que, no caso do Cristianismoapresenta o modelo aceitável de feminino na figura da Virgem Maria e o modelo a ser recusado na figura de Eva. Concluindo queexistiu e continua a existir dentro da religiosidade cristão a discriminação de gênero, seja ela individual ou institucional uma vezque ocorre discriminação sempre que alguém seja impedido de exercer um direito, ou não poder usufruir as mesmasoportunidades e tratamentos que outras, em função de seu gênero.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO E SUA RELAÇÃO COM AS RELIGIÕES PREDOMINANTES NO BRASIL. (2018). Fiep Bulletin - Online, 88(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5961