AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS BIOQUÍMICOS EM RATAS FISCHER SUBMETIDAS AO TREINAMENTO DE NATAÇÃO EM DIFERENTES VOLUMES (30, 60, 120 E 240 MINUTOS).
Palavras-chave:
treinamento, natação, parâmetros bioquímicosResumo
Nos últimos anos, várias pesquisas têm evidenciado o quanto a atividade física tem sido eficiente no tratamento e prevenção de doenças. Neste trabalho estudamos os parâmetros bioquímicos e nutricionais que permitem uma visão geral dos benefícios dos exercícios para a saúde de ratas Fisher submetidas ao treinamento de natação em diferentes volumes (30, 60, 120 e 240 minutos) por quatorze semanas. Foram utilizadas 46 ratas, distribuídas em 4 grupos de exercícios nos volumes citados e 1 grupo sedentário, todos com 9 animais, recebendo ração comercial. Na função hepática houve um aumento nas proteínas totais nos grupos T30`, T120` e T240`, aumento da fosfatase alcalina no grupo T120`, uma diminuição da AST do grupo T30` minutos e um aumento da ALT no grupo de 240 minutos. Na função renal houve um aumento da creatinina do grupo T30` em relação ao grupo sedentário e um aumento da uréia dos grupos T60`, T120` e T240`. No perfil lipídico houve uma diminuição no colesterol total nos grupos que treinaram a partir dos 30 minutos. Uma diminuição da creatina quinase dos grupos T60`, T120` e T240` em relação aos grupos T30` e ao sedentário e uma diminuição da desidrogenase láctica (LDH) do grupo T30` em relação ao grupo sedentário foram também observados. Houve uma diminuição nas sulfidrilas livres dos grupos T120` e T240`. O presente estudo demonstrou que o efeito do treinamento sobre os parâmetros bioquímicos melhorou o condicionamento físico, gerando melhores adaptações nos resultados da LDH, sem promover aumento dos antioxidantes e da creatina quinase, sendo eficiente em diminuir as concentrações do colesterol total e de suas subfrações. Boas respostas ao treinamento foram também observadas nas funções hepática e renal.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).