ATIVIDADE FÍSICA PARA IDOSOS
Palavras-chave:
idosos, atividade física, saúde, qualidade de vidaResumo
Desde a antiguidade a atividade física tem sido prescrita no tratamento e prevenção de diversas enfermidades. No mundo moderno alguns estudos mostram a importância da atividade física nas condições de saúde do idoso. Sabemos que o estilo de vida é um dos fatores que causa doença na sociedade atual, devido principalmente ao sedentarismo e hábitos de vida insalubres na alimentação, portanto a atividade física torna-se imprescindível para evitar diversas enfermidades que causam invalidez e morte precoce. A medida que as pessoas aumentam seus níveis de condicionamento físico, elas avançam em direção a uma qualidade de vida melhor com plena realização social, psíquica, espiritual e laboral, sobrepujando o estresse e a depressão. A vida ativa representa economia, reduzindo futuros gastos médicos, diminuindo encargos para a família e a sociedade. A atividade física regular serve como uma estratégia de saúde positiva, uma distração em meio ao estilo de vida conturbado que os seres humanos levam no mundo tecnológico da atualidade, onde o lar, a família e os valores pessoais estão num plano de inferioridade.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).