FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL: O CASO DO PERSONAL TRAINER
Palavras-chave:
Diretrizes Curriculares, Competências Profissionais, Personal TrainerResumo
A formação voltada especificamente para área do bacharel ainda galga os primeiros passos, por isso se faz necessário analisar os aspectos relacionados à formação e intervenção profissional, buscando desmistificar a visão de que estes profissionais têm sua formação voltada apenas para conhecimentos técnicos instrumentais desvinculados a questões interventivas. Diante disso, o presente estudo teve por objetivo destacar as competências demandadas pelo campo de atuação em Personal Trainer e o que é ofertado nas Diretrizes Curriculares do curso de formação em Educação Física, visando apontar as aproximações e distanciamento existentes entre o que se exige e o que é ofertado. A pesquisa adotou como ferramenta medotológica o método de estratégia descritiva documental a fim de constatar quais as áreas de conhecimento propostas nas Diretrizes Curriculares da Educação Física. Percebeu-se que, a maioria das competências elencadas pelos empregadores dos personal-trainers; conhecimento técnico, relação interpessoal, ações motivacionais, perfil pró- ativo e questões de marketing pessoal são contemplada nos conhecimentos estabelecidos pelas diretrizes, no entanto algumas competências relacionadas diretamente à ação interventiva só se concretizam por meio de uma prática interdisciplinar e de projetos de ensino, pesquisa e extensão que possibilite a vivência real da profissão, o que foge ao escopo deste estudo.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2010-12-30
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL: O CASO DO PERSONAL TRAINER. (2010). Fiep Bulletin - Online, 81. https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/87