O CONTEÚDO JOGO, BRINQUEDO E BRINCADEIRA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Jogos, brinquedos e brincadeiras - Educação Física – Formação de Professores.Resumo
O referido estudo tem como objetivo apresentar o processo de tematização e problematização do conteúdo “jogo, brinquedo e brincadeira” na formação de professores de Educação Física e a busca pelo descolonizar as mentes dos acadêmicos em formação quanto a representação social da utilização desses conteúdos na quadra de aula, que paulatinamente vem ocorrendo na disciplina “Ética, profissional, direitos humanos e cidadania” do curso de Educação Física do Centro de Ensino Superior do Amapá – CEAP. Para tanto, nos apropriamos dos procedimentos teóricos e metodológicos da pesquisa qualitativa do tipo relato de experiência. Como técnica de coleta de dados fizemos uso da entrevista semiestruturada individual. Encontramos que o processo educativo problematizador é uma ponte para o despertar de uma nova consciência, de um novo sujeito que seja capaz de ver e compreender a realidade, expressar a realidade, expressar-se, descobrir e assumir a responsabilidade de ser um elemento de mudança na realidade. Concluímos que os jogos brinquedos e brincadeiras por se tratar de movimento e cultura corporal, possuem implicações diretas com a Educação Física, atenuando as possibilidades para aprimorarmos a prática da docência ao se valer do resgate de jogos e brincadeiras tradicionais, sem deixar de se respeitar a realidade do meio a qual estamos inseridos, a necessidade dos docentes envolvidos e a objetividade almejada.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
O CONTEÚDO JOGO, BRINQUEDO E BRINCADEIRA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. (2016). Fiep Bulletin - Online, 86(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/86.a1.62