EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR À LUZ DO MULTICULTURALISMO CRÍTICO
Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Multiculturalismo, Prática pedagógica, Currículo.Resumo
A Educação Física Escolar, por várias décadas, se mostrou omissa na problematização de questões de cunho político, econômico, cultural e social. Entretanto, quando relacionado questões sociais com os avanços científicos deste componente educacional, é inadmissível que a prática pedagógica se mostre desvinculada das questões pós-modernas. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo discutir a necessidade de se efetivar uma prática educativa da Educação Física Escolar voltada para a democratização de um ensino que valorize as diferentes manifestações culturais dos alunos. Assim sendo, buscamos correlacionar os pressupostos teóricos do multiculturalismo crítico com as discussões levantadas por meio de um posicionamento crítico da realidade, para podermos elucidar que a práxis educacional necessita de um reordenamento a nível conceitual, procedimental e atitudinal dos docentes, para que os processos de construção de identidade dos alunos não sejam descaracterizados da sua etnicidade, e que, os alunos sejam críticos para que eles não mais estejam reféns de uma política cultural ideológica alienante. Nesta perspectiva, é de suma importância que o docente esteja à par das diversas formas de seleção e apresentação de conteúdos, os quais, dependendo da opção política pode servir para manter o status quo da cultura hegemônica, ou desmistificar estereótipos, estigmas e preconceitos sobre culturas historicamente sufocadas, formando cidadãos libertos do etnocentrismo, na medida em que a cultura corporal relacionada às manifestações culturais específicas, impregnadas na sua identidade, é valorizada.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR À LUZ DO MULTICULTURALISMO CRÍTICO. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2835