EFEITOS DO COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO NA SAÚDE PÚBLICA.
Palavras-chave:
Comportamento sedentário, Sedentarismo, Inatividade física, Saúde pública.Resumo
Introdução: A permanência por prolongadas horas em atividades de pouco gasto energético tem sido associada à presença de doenças crônicas, agravos à saúde e a maus hábitos de vida por recentes estudos epidemiológicos. Objetivos: Realizar levantamento bibliográfico, sistematização e análise de conteúdo presente na literatura acerca da associação do comportamento sedentário com condições de saúde e seus determinantes na população. Métodos: Pesquisa de revisão de literatura voltada ao levantamento de dados populacionais inerentes ao comportamento sedentário e desfechos de saúde. A busca por publicações foi realizada em bases eletrônicas de dados científicos, com utilização de descritores inerentes à temática, além da exploração do referencial bibliográfico das publicações elegíveis para leitura completa. As informações foram estruturadas sistematicamente, de forma a adequar o conteúdo a cada tópico previamente determinado e estabelecer assim uma linearidade de raciocínio e entendimento do tema. Para garantia de maior abrangência, não foi realizado o corte temporal das publicações, entretanto foram priorizados estudos mais recentes e de maior relevância científica para revisão. Conclusões: O comportamento sedentário aparenta ser associado a perfil negativo de saúde e não a algum agravo específico. Suas associações a desfechos de saúde parecem ocorrer independentemente de outros hábitos de vida, o que corresponde a um importante fator de risco modificável na promoção de saúde pública.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
EFEITOS DO COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO NA SAÚDE PÚBLICA. (2016). Fiep Bulletin - Online, 86(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/86.a1.47