QUALIDADE DE VIDA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO OESTE DO PARANÁ
Palavras-chave:
Qualidade de vida, Docência no Ensino Superior, Estilo de vida.Resumo
O objetivo desse estudo foi verificar e avaliar o nível de qualidade de vida de docentes de 2 instituições de ensino superior privado do oeste do Paraná através do instrumento questionário SF-36, comparando e correlacionando entre si os oito domínios que o instrumento se propõe a avaliar: capacidade funcional, limitação por aspectos físicos, dor, estado geral de saúde, vitalidade, aspectos sociais, limitação por aspectos emocionais, e saúde mental, para então traçar um perfil do nível de qualidade de vida dos docentes em questão. O estudo foi classificado como de campo, exploratório e descritivo, e a amostra foi selecionada de maneira aleatória, porém seguindo critérios de intencionalidade próprias à instituição, totalizando 65 indivíduos (30 homens e 35 mulheres), com idades compreendidas entre 25 e 62 anos. Os resultados apontam uma média de idade baixa (38,65%) entre os pesquisados, e o nível médio de qualidade de vida satisfatório - acima de 70%, em todos os 8 domínios. Quando correlacionados entre si, os domínios Vitalidade e Saúde Mental foram os únicos a se correlacionarem diretamente com todos, exceto com a Idade dos entrevistados.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
QUALIDADE DE VIDA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO OESTE DO PARANÁ. (2015). Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a2.124